O MTW AC0116 apresenta três funções distintas de uso geral, (1) sensor para monitoramento de tensão AC, (2) sensor para monitoramento de tensão DC e (3) controle de relés de saída, as quais podem ser operadas de forma separada ou integradas, conforme a necessidade da aplicação. Os sensores para monitoramento de tensão AC e DC (e os bornes para entrada AC e DC) não podem ser utilizados simultaneamente.
Sensor para monitoramento de tensão AC: Desenhado para operar em sistema de alimentação AC do tipo Bivolt Automático (110-240 Vac), mono- ou bifásico. Esta função monitora a tensão aplicada aos bornes de entrada do sensor AC e comanda um relé de saída (3 contatos; NF-C-NA) em caso de operação em faixa válida de tensão. Os níveis de ativação e desativação do relé de saída são controlados automaticamente pelo sensor AC (histerese), garantindo a estabilidade da operação.
Sensor para monitoramento de tensão DC: O equipamento pode monitorar tensão contínua (12 Vdc) aplicada no sensor DC via bornes de entrada específicos para tensão DC. O sensor DC comanda um relé de saída em caso de operação em faixa válida de tensão gerando, por exemplo, alarme de falha de alimentação secundária e/ou prevenindo descargas profundas em conjunto de baterias. Os níveis de ativação e desativação do relé de saída são controlados automaticamente pelo sensor DC (histerese), garantindo a estabilidade da operação.
Controle de relés: permite a leitura de uma entrada de comando (denominada DRIVE) e consequente controle instantâneo e simultâneo do estado de 4 relés de saída. Os relés possuem 3 contatos (NF-C-NA). Esta configuração de contatos permite a geração de alarmes ou comando de equipamentos de forma versátil e sem necessidade de equipamentos auxiliares, tais como contatores, botoeiras, etc.
Segurança operacional: O AC0116 amplia a segurança operacional (norma IEC60950) dos equipamentos interligados, pois cada uma das 3 funções descritas acima possui isolamento galvânico efetivo entre seus circuitos de entrada e saída e, desta forma, reduz o risco de danos aos equipamentos e usuários causados pelos diversos tipos de falhas, interrupções de energia e surtos decorrentes da instabilidade das redes elétricas.
Utilização: Este equipamento pode ser empregado numa grande variedade de aplicações, tais como projetos de CFTV, automação, controle de acesso, iluminação e segurança eletrônica, além de ser capaz de integrar os mais diversos tipos de rede (elétrica, telefônica, de dados, interna, etc.).
