TelemetryHub

TMHub / TMApp / TMDev / TMXXXX

Soluções Integradas

TelemetryHub é uma solução tecnológica que possibilita ao integrador de soluções, de forma remota e simultânea, monitorar equipamentos e sistemas eletro-eletrônicos instalados, além do próprio ambiente onde estes se encontram, e interagir com estes dispositivos caso necessário.

 

Os componentes de TelemetryHub foram desenvolvidos com suporte ao protocolo MQTT, acrônimo de Message Queuing Telemetry Transport, sendo conhecido como um protocolo de conectividade machine-to-machine (M2M) / "Internet of Things" (IoT). Concebido como um protocolo de mensagens leves, otimizado para TCP/IP e orientado para sensores e pequenos dispositivos móveis, pois é relativamente compacto, de baixo consumo de energia e eficiente na transferência de informação. 

 

TelemetryHub permite realizar a medição, o monitoramento e o controle de diversas grandezas, alarmes e comandos disponíveis em projetos de integração e automação. TelemetryHub permite medir tensões dc, tensões ac, temperatura do ambiente, umidade do ambiente, entradas de alarme ou de sinalização. Permite também controlar atuadores para acionamento de funções ou sinalização.

 

Esta solução de telemetria é composta de 3 componentes principais:
TMDev, unidade(s) física de medição dos equipamentos e ambiente locais;
TMApp, aplicativo de monitoramento e gerência de dados em rede local;
TMHub, aplicativo Web de monitoramento e gerência de dados na Internet.

 

A solução permite disponibilizar várias unidades físicas de medição (TMDev), as quais fazem a interface com os equipamentos e o ambiente onde eles se encontram. Estas unidades realizam a captura de dados que podem ser utilizados para controlar equipamentos, prevenir ou detectar falhas e auxiliar na manutenção do projeto e/ou da instalação.

 

TelemetryHub é totalmente integrado em rede TCP/IP, assim os dados coletados são transportados através de rede de dados local ou através da Internet para serem armazenados e disponibilizados para monitoramento e gerência pelo usuário.

 

Todos os dados coletados são armazenados remotamente via aplicação própria (TMApp) instalada em um computador da rede local.

 

Além dessa opção em rede local, os dados coletados podem ser armazenados de forma análoga em datacenter acessível via Internet (via TMHub), permitindo ainda maior flexibilidade de acesso.

 

Suportado por acesso via Web-Browser em ambos os modelos de armazenamento, os dados podem ser monitorados e gerenciados através da customização de um painel de medidores e controles, construído pelo próprio usuário no formato que melhor atende suas necessidades.

 

O sistema permite a criação de banco de dados por usuário, com acesso individual e protegido por senha. Cada banco de dados pode representar uma unidade física de medição, ou mesmo um conjunto de unidades agrupadas pelo próprio usuário.