O Tunnel Fiber Sensor é uma solução flexível, robusta e modular para detectar qualquer construção de túnel ou escavação próxima a qualquer infraestrutura. Pode ser utilizado para proteger cofres de bancos, prisões, museus e outras localidades com patrimônios a serem protegidos e/ou preservados.
Tunnel Fiber Sensor é um sistema oculto que utiliza a geração de sinais causada pelas vibrações que são transmitidas por meios sólidos como concreto, parede, grades, cercas e até mesmo o próprio solo.
Uma vez dimensionados e instalados de acordo com o perfil dos locais a serem cobertos, o sensor de fibra ótica aplicado passará a monitorar todas as alterações sensitivas das áreas sob proteção, como por exemplo, as tentativas de construção de túneis para transposições não autorizadas.
O sensor de fibra ótica transmite sinais padrões em condições normais de operações. Porém quando detectam situações de anormalidade, as quais alteram estes perfis de operação e mudam o padrão da informação recebida, imediatamente o sistema gera alertas que são previamente definidos pelo usuário, de forma a permitir uma pronta resposta em função do nível crítico de cada tipo de evento.
Cada ação ou vibração gerada tem características próprias, tais como:
- Potência;
- Amplitude;
- Frequência;
- E tempo de duração diferente.
A conversão do conjunto destas informações da análise dos diversos sinais, através da aplicação de um algoritmo micro processado avançado verifica os alertas e os compara aos parâmetros configurados no sistema, disparando a geração de alarmes quando necessário.